O Evento

A cada dois anos acontece, na Itália, o Terra Madre, encontro internacional da rede Slow Food. No Brasil, já foram realizados dois Terra Madre, ambos em Brasília. A segunda edição brasileira foi de 19 a 22 de março de 2010, no Complexo Cultural da FUNARTE. O evento foi realizado pelo Slow Food com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do FIDA (Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola) e da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.
Participaram do encontro 550 convidados representantes da rede do Terra Madre no Brasil. Durante os quatro dias do evento aconteceram atividades práticas e de discussão como oficinas da terra (workshops), seminários, debates e conferências,  oficinas do gosto, feira e exposição de produtos da agricultura familiar e do "artesanato culinário".
A proposta do Slow Food Cerrado para 2013 é realizar um evento nos mesmos moldes do Terra Madre, voltado para produtores, empreendedores, agricultores, chefs, educadores, jovens e ativistas que estão inseridos no bioma Cerrado.
Criado para aproximar o pequeno produtor da consumidor final, o ECoA tem por objetivo chamar a atenção de produtores, consumidores, estudantes, pesquisadores, chefs e a sociedade em geral para as questões que envolvem o cerrado eo seu uso sustentável, alimentar e agroecológico.